quinta-feira, 26 de junho de 2014

RUA DA ESCOLA





A rua da escola ficou sem escola!

Bem, o edifício está lá como sempre esteve, mas o silêncio já não tem corridas e risos de meninos a palmilhar-lhe a rua, a passar o portão para o enorme recreio. Até as árvores têm menos pássaros, estes vinham juntar-se aos gritos e risos felizes dos meninos, partilhar com eles a merenda e os voos…

Os pássaros perguntam-se onde andarão os meninos com sol e sonhos nos olhos?!

Não sabem os pássaros que agora são transportados de autocarro para a escola da cidade. A escola maravilha onde há enormes bibliotecas, todo o material necessário e mais algum, mesmo que não faça falta para nada. Uma escola onde o quadro já não é riscado a giz e em abono da verdade já não se sabe muito bem quem risca!

E muito importante para a formação pessoal e social do individuo, dizem, é que todos vão ter inglês! Muitas, muitas horas de inglês e português e matemática… Bom, para descontrair haverá também umas pouquitas horas de educação física, é preciso quebrar um pouco a energia e evitar os problemas disciplinares e outros similares!

Ainda segundo os entendidos neste tipo de escola maravilha, as salas de aula são muito espaçosas e com todas as condições para aquilo que interessa de facto, aprender. Já os recreios…

Os recreios não fazem falta nenhuma para aquilo que realmente importa aprender! Por isso quase nem existem, afinal que professor incompetente, vai levar as crianças até ao recreio quando dentro da sala de aula é que se está bem! A quem vão interessar os pássaros, essas criaturas que não ensinam nada a ninguém. Já por isso os recreios da escola maravilha não têm árvores, só uns arbustos que o verde fica sempre bem, mas que não seja precisa muita terra, que a terra levanta pó e danifica o cimento do chão, o cimento que se colocou também para tapar as pedras, essas coisas inúteis que só servem para tropeçar…

E ao final do dia, quando regressarem a casa os meninos já não terão força para procurar os pássaros nas árvores da aldeia e aos poucos e poucos talvez se esqueçam deles tão embrulhados que estiveram com as coisas importantes da matemática, do inglês…

Mas no recreio da escola, da rua da escola, os pássaros vão continuar à espera dos gritos e risos dos meninos…

Quem sabe se ao menos um vai lembrar-se do caminho...



1 comentário:

Ana Paula disse...

A minha, infelizmente, fechou. O Gonçalo e o Diogo vêem-na, por fora, sempre que vamos visitar a família.
No lugar onde costumava brincar feliz, com os meus coleguinhas, há erva a crescer desgovernadamente... o estado do país!

Beijinhos e abraços, muitos~!