sábado, 8 de junho de 2013

S. JOÃO DE SOBRADO





Um dos projetos que temos vivido na sala de aula, tem a ver com as lendas e tradições locais.
Valongo, é um concelho cheio de história e histórias fantásticas.
As suas cinco freguesias têm lendas e costumes muito peculiares, além de um vasto património natural e arquitetónico que vale a pena descobrir.
E é na freguesia de Sobrado, que se festeja o S. João cheio de tradição e originalidade.
A Fábia, que trabalhou connosco e é natural de Sobrado, tinha prometido que apareceria na escola para contar aos meninos, a lenda que dá origem a tão afamada festa.





LENDA DE S. JOÃO DE SOBRADO

No tempo em que os Mouros viviam na serra de Santa Justa, que na altura tinha o nome de serra da Macacuca e de explorarem as jazidas de ouro que por lá existiam. Eram estes vizinhos de cristãos que viviam no vale (longo), e que se dedicavam à agricultura.
Ora um mau dia, a filha do rei mouro adoeceu gravemente e todas as tentativas do rei seu pai para a curar se revelaram infrutíferas. Foi então que o rei ouviu falar, num santo cristão cujos milagres não tinham precedentes.
Apesar da inimizade que desunia mouros e cristãos, decidiram estes últimos  emprestar o santo para que se operasse a cura da princesa.
Só que curada a princesa, o rei mouro não devolveu o santo. Numa manobra engenhosa, convida os cristãos para um banquete e não só os humilha servindo-lhes restos, como prende o rei dos cristãos.
Depois de várias tentativas dos cristãos para libertar o seu chefe e reaver o santo, tentativas que em virtude da superioridade numérica dos mouros nunca foram bem-sucedidas.
Eis que apelando à forte superstição dos mouros, os cristãos surgem com uma enorme serpente, serpente que pôs os mouros fora da serra, devolvendo o S. João e o chefe aos cristãos.





É esta lenda, que todos os anos os habitantes de Sobrado recriam nas famosas, “BUGIADAS”.
A luta do bem contra o mal, entre BUGIOS e MOURISQUEIROS.
A história não podia ter vindo mais a calhar. Estamos quase no S. João e depois de passar a noite à moda do Porto, fica a sugestão para passar o dia 24 de junho em Sobrado.
Vale a pena. Digo eu que já lá estive!






Sem comentários: