sexta-feira, 8 de março de 2013

VIAGEM " AO DENTRO DO MAR "





Aqui na sala já todos fomos à praia. Sabemos das cores do mar, dos seus jardins…
Lembramos com saudade a visita à escola da praia e as nossas amigas biólogas, Marina e Elsa, com quem exploramos as poças de maré.
Dessa visita guardamos ainda as conchinhas, estrelas-do-mar, búzios, carapaça de caranguejo, de ouriços… Coisas que os meninos resolveram “desarrumar” esta manhã.
Mas o que nenhum de nós tinha ainda experimentado foi um” mergulho ao meio do mar”. E digo ao meio do mar, porque como muito bem me explicou o Rafael;” o fundo do mar é muito comprido e escuro e não se sabe onde acaba!”



E foi com a ajuda da Raquel Gaspar, bióloga amiga, do Centro de Ciência Viva de Lisboa e excelente contadora de histórias, que fizemos o nosso batismo de mergulho no mar mais maravilhoso e imprevisto. O nosso.
Pegando na história da Menina do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen, a Raquel inventou uma outra, Os Amigos da Menina do Mar, que somos todos nós, os que gostamos e respeitamos o mar e leva-nos numa viagem pelo meio do mar da nossa costa.
Depois de mergulhar no livro da Raquel com belíssimas ilustrações de Ângelo Encarnação, foi fácil pintar o mar por dentro, colocar o sonho nuns óculos de mergulho e inventar….



2 comentários:

Mar Arável disse...

Todos os dias
há uma mulher em flor

Unidos contra muros e amos

Lídia Borges disse...


Iniciativas que demonstram o grande profissionalismo da maioria dos professores e educadores deste país, "fazedores" de momentos felizes para tornar mais felizes e mais inteligentes, as nossas crianças.

Bem-hajam