terça-feira, 11 de setembro de 2012

PÁSSARO COM CÉU ESCOLHIDO





De regresso à sala de aula, eu, que os meninos só virão no início da próxima semana.

Os meus olhos detêm-se na parede, onde ainda voa o pássaro multicolor que nos acompanhou desde o primeiro dia de aulas do ano anterior e que pintamos juntos. 

Na verdade, pintamos em conjunto um painel de onde mais tarde nasceria um pássaro, que voaria para a parede e que por vontade expressa dos meninos seria o único a permanecer na sala durante as férias. É verdade que durante o ano outros pássaros acompanharam este de que falo. Havia pequenos pássaros, peixes-pássaros, mas estes depois de terem voado no céu da sala de aula, fizeram no final do ano ninho nas capas que os meninos levaram para casa com os respetivos trabalhos e criações.

Quando nos sentamos para decidir o que fazer com o enorme pássaro, os meninos começaram por sugerir que cada um levasse um pedacinho do pássaro gigante para casa. Mas logo concluíram que sendo assim, o pássaro original desapareceria. Alguém ainda lembrou que podiam desenhar um pássaro mais pequeno do corpo do pássaro gigante, ideia que também não colheu grandes adeptos, pois também destruiria “o nosso pássaro.”

O melhor era o pássaro ficar na parede. Guardaria a sala e em setembro logo decidiríamos o seu destino.

A decisão dos meninos agradou-me. Confesso, que também a mim me estava a ser custoso tirar o pássaro do nosso céu. Afinal, quem partilhou o céu connosco merece ficar nele com um cantinho. Já basta quando não podemos manter no céu, no nosso, todos aqueles de que gostávamos!

O pássaro gigante olha para mim com quase a certeza que o seu céu será por ali. E eu, aguardo ansiosa a chegada dos outros pássaros da sala para que o céu desta se encha de novo de cores.

1 comentário:

Júlia disse...


Um Pássaro com as cores de vários Pássaros!
Se bem te conheço, não vês a hora da "Passarada" entrar porta dentro!
Beijos.