quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

“E A MANHÃ DESABROCHOU A PÁSSAROS” NA BIBLIOTECA

                                                               

                                                                     (...)


Os pássaros conduzem o homem para o azul,
para as águas, para as árvores e para o amor.

Manoel de Barros


 

Sempre que entramos numa biblioteca sabemos que as coisas mais inesperadas podem acontecer.

Mas o que não imaginávamos "era que a manhã desabrochasse a pássaros" dentro da biblioteca da fundação ALORD.

Foi pela mão da ceramista vimaranense, Maria Fernanda Braga que ficamos a conhecer as Cantarinhas das Prendas ou dos Namorados a sua história e tradição.

"A Cantarinha das Prendas ou dos Namorados é moldada em barro vermelho e ornada com motivos arcaicos polvilhados de mica branca. A Cantarinha Maior significa a abundância que se deseja ao futuro casal. A Cantarinha Menor, aquela que há-de encher a maior, despida de enfeites, significa as dificuldades da vida em comum. Quando um rapaz se dispunha a fazer o pedido oficial de casamento, primeiro oferecia à namorada uma Cantarinha das Prendas. Se esta era aceite, estava formalizado o pedido particular, dependendo apenas da vontade dos pais anunciar-se o noivado. Uma vez dado o seu consentimento e tendo estes chegado a um acordo quanto ao dote, a Cantarinha servia então para guardar as prendas que o noivo e os pais da noiva ofereciam: cordões, tranceletes, corações, cruzes, borboletas, estrelas, arrecadas, relicários e outros objectos em ouro."

Claro que depois de ouvir a história das Cantarinhas é fácil concluir que quando a rapariga não estava interessada no pretendente, partia a Cantarinha! Digo eu! Que me lembrei da canção e do facto de serem as famílias a combinar um casamento onde os principais interessados não metiam prego nem estopa! E o dote, sempre o dote a decidir o amor.

Mas a verdade é que as Cantarinhas são peças de uma beleza rara e esta foi feita pelas mãos mágicas da Fernanda.

 
Já repararam que a Cantarinha tem na tampa um pássaro?! E foi esse pássaro também presente nos bordados de Guimarães que a Fernanda fez voar das suas mãos para as nossas!

E Eis," como a manhã desabrochou a pássaros" na biblioteca.

Agradecemos à Rosário e à Fátima, as bibliotecárias a amabilidade com que sempre nos recebem e para a Fernanda um beijinho muito especial pela ternura e partilha e a promessa de voltarmos a ver-nos desta vez na nossa escola!

Deixo aqui o endereço do sítio da Fernanda para que possam ir visitá-la.

 www.mariafernandabraga.com

E claro as fotos" dos pássaros "...





1 comentário:

Diana disse...

Grandes artistas cá temos, os passaros ficaram muito giros.
Imagino pela cara deles, a alegria que sentiram quando viram o que lhes esperava.
Lindos, os meninos e os passaros!