terça-feira, 19 de abril de 2011

"Os Livros São Coisas de Pessoas"

Uma vez defendi que ler, ser viciado em livros, devia ser assim como uma espécie de doença contagiosa, mesmo muito contagiosa, sem direito a vacina ou cura definitiva. Aliás a única posologia que conheço contra o vício de ler e a doença dos livros é ler mais do que basta e desejar sempre mais e mais livros.


Aos que dizem não gostar de ler, confesso tenho muita dificuldade em entende-los. Eu, que não consigo passar um dia sem ler, que adoro estar horas em livrarias bisbilhotando prateleiras, umas vezes buscando um livro do qual ouvi falar, outras sendo surpreendida por livros que parecem vir ao meu encontro.


Não sei de receitas para fazer alguém gostar de ler, não gosto de recomendar este ou aquele livro, posso só dizer dos livros e autores que me encantam, porque me encantam e porque não desaparece o encantamento do que li.


Gosto de livros que são lugares lindos! Como os de José Mauro de Vasconcelos.


Eleger o meu mais preferido livro deste autor seria um problema. É que desconheço um livro de José Mauro de Vasconcelos que não me transporte a um mundo de ternura, sensibilidade e beleza. Livros cheios de aventuras, pequenas histórias, descoberta, gente e coisas. Livros que segundo as palavras do próprio, mostram ao comodismo do mundo, um outro mundo desconhecido.


Um mundo onde gostamos de ficar contando estrelas por entre as folhas das árvores, onde nos sentimos vizinhos dos rios, onde aprendemos a fazer o céu.


Livros que cheiram a terra, que ensinam a embelezar a vida,” a olhar as tardes esperando a hora da calma depois de um dia bem remado.”


Livros que tratam árvores como pessoas, que falam de canoas encantadas, de matas repletas de passarinhos multicolores, de noites que lavam estrelas nas águas dos rios, do vento que irrita as águas do mar, que contam histórias de amor como a de Chicão e Joaninha Maresia.


Histórias carregadas de deslumbramento que contam também da dureza da vida, de almas pequeninas e mesquinhas. Histórias que emocionam e que ninguém duvida terem sido escritas com o coração.


“Os livros são coisas de pessoas”, se nos tornam melhores pessoas é discutível, mas os livros de José Mauro de Vasconcelos fazem parte da pessoa que sou!


1 comentário:

Anónimo disse...

ola
bela a tua escrita.....
a foto???????
EU