segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

LEITURA NO QUOTIDIANO DO JARDIM DE INFÂNCIA



Um livro para ler na sala de jardim de infância,deve ser antes de mais,um bom livro.Mas que livro será esse? O livro mágico que faz todos gostar de ler?


Eu diria que um bom livro, é aquele que pode ler-se das mais variadas formas,e do qual se conseguem fazer histórias intermináveis. O livro tem de fazer parte da rotina da sala de aula,e as crianças têm de lê-lo e relê-lo por vontade própria .


Mas como apresentar os livros ás crianças?


Esta é uma pergunta que me faço muitas vezes, e para a qual vou encontrando algumas respostas. Às vezes basta estar atenta à forma como as crianças pegam no livro, falam com ele...um bom livro é certamente aquele que depois de retirado da estante para dar lugar a outro , as crianças pedem que volte.


Na nossa sala lemos livros invisíveis,lemos livros de trás para a frente,lemos sentados,deitados, ás vezes só lemos o titulo do livro, fazemos a história antes de a ler... outras vezes lemos no jardim , na praia...mas o que todos adoramos é entrar dentro dos livros! Sim, porque para quem não sabe ,entrar dentro de um livro é a melhor forma de ler.


Não sei se vou tranformar estas crianças, em adultos devoradores de livros, o que sei é que na nossa sala lê-se e gosta-se do sabor doce da leitura.



Sem comentários: